Seminário Sobre a Política do Género

SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA POLÍTICA DO GÉNERO DA ESCOLA NÁUTICA

No contexto do projecto internacional – Programa de Desenvolvimento de Currículos e Palestras para o Sector Marítimo & Energia -, financiado pelo governo holandês, através da  NUFFIC (www.nuffic.nl), e implementado pela empresa STC Internacional Maritime & Logistics Experts (https://stc-group.nl/en/international/), tendo como consultor o CINOP (www.cinop.nl), foi, de entre outras áreas, identificado o tema da igualdade de género, como uma das componentes prioritárias do referido projecto. Este projecto teve como objectivo apoiar a Escola Superior de Ciências Náuticas (Escola Náutica) na concepção e implementação da sua Política Interna (e específica) do Género.

Assim, na semana de 07 à 11 de Novembro de 2022, realizaram-se, na Escola Náutica, várias sessões de trabalho, onde se destacou a presença dos membros da comissão de género da Escola Náutica, da Consultora do Projecto, a Sra. Epke Vogel, Organizações Não Governamentais (MUVA e TechnoServe) e o Instituto Superior Dom Bosco, que partilhou a sua experiência na implementação da sua Política do Género. Destas sessões, foi possível melhorar e aprofundar os conhecimentos e as concepções que a instituição tinha sobre a igualdade e equidade de género.

O ponto mais alto daquela semana de trabalho deu-se no dia 8 de Novembro, com a realização do Seminário de Apresentação e Divulgação da Política de Género da Escola Náutica e seu Plano de Implementação. Este seminário contou com a participação de variadíssimos segmentos do sector marítimo-portuário, desde docentes, CTA e estudantes da Escola Náutica, bem como representantes do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, do Instituto Nacional da Marinha – IP, Porto de Maputo, Associação das Mulheres Marítimas de Moçambique, entre outros. A Embaixada da Holanda em Moçambique foi representada ao mais alto nível pela Sra. Annelies Mudde, Primeira Secretária daquela representação diplomática.

Assim, uma vez lançada, a Política será depositada na página da Escola Náutica e outras plataformas disponíveis para consulta e maior disseminação, seguindo-se, desta forma, o desafio da sua implementação. Para o efeito, a Escola Náutica conta com o apoio de todos os stakeholders.